CMYK
CMYK é a abreviatura do sistema de cores formado por Ciano (Cyan),Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) e Preto (Black).
O CMYK funciona devido à absorção de luz, pelo fato de que as cores que são vistas vêm da parte da luz que não é absorvida. Este sistema é empregado por imprensas, impressoras e fotocopiadoras para reproduzir a maioria das cores do espectro visível, e é conhecido como quadricromia. É o sistema subtrativo de cores, em contraposição ao sistema aditivo, o RGB.
Ciano é a cor oposta ao vermelho, o que significa que actua como um filtro que absorve a dita cor (-R +G +B). Da mesma forma, magenta é a oposta ao verde (+R -G +B) e amarelo é a oposta ao azul (+R +G -B). Assim, magenta mais amarelo produzirá vermelho, magenta mais ciano produzirá azul e ciano mais amarelo produzirá verde.
GRAYSKALE
Em computação, uma imagem digital em nível de cinza é uma imagem na qual o valor de cada pixel é uma única amostra de um espaço de cores. Imagens desse tipo são tipicamente compostas com tons de cinza, variando entre o preto como a menor intensidade e o branco como maior intensidade. Imagens em nível de cinza são diferentes de imagens binárias em preto e branco, que contém apenas duas cores; imagens em nível de cinza podem contar diversos tons de cinza em sua composição. Apesar disso, em vários outros contextos fora de imagens digitais, o termo "preto e branco" é usado para se referir ao nível de cinza; por exemplo, fotografias em tons de cinza são geralmente chamadas fotos preto e branco.
As imagens em nível de cinza são geralmente resultado de um cálculo da intensidade da luz em cada pixel em cada faixa doespectro electromagnético (como por exemplo, o espectro visível). Computacionalmente, as imagens monocromáticas são armazenadas utilizando-se oito bits (um byte) por pixel, o que permite 256 intensidades possíveis, geralmente em uma escala não linear. Contudo, a precisão deste formato não é grande, gerando muitas vezes confusão nas cores. Aplicações específicas, como imagens médicas, requerem mais níveis para amplificar os detalhes da imagem e evitar erros de arredondamento da computação. Dezesseis bits por pixel também são populares para aplicações específicas, e o formatoPNG suporta tal escala por omissão, apesar de alguns navegadores e editores gráficos ignorarem os oito bits de menor ordem de cada pixel.
HLS
HLS é um sistema de cores derivado dos conceitos definidos por Albert Munsell na primeira década do século XX.
É usado na área de agronomia e pedologia. Utiliza os conceitos de matiz (hue), pureza de cor e luminosidade (L). O Sistema presta uma descrição muito precisa da cor, dando suporte à comunicação de cor.
O HLS, associado ao HSV, são duas representações relacionadas de pontos em um espaço de cores RGB, que tenta descrever a percepção das cores de forma mais acurada que no sistema RGB e ainda deixando-as computacionalmente simples. HLS representa matiz, saturação e luminância, enquanto que HSV representa matiz, saturação e valor. HLS ou HSL é um modelo comumente usado em aplicações de computação gráfica por causa da forma como as cores são emuladas neste modelo, que se aproxima mais de como o ser humano produz a percepção da cor. Algumas aplicações práticas do HSL são: a especificação CSS3, Inkscape a partir da versão 0.42, Macromedia Studio, sistema de cores do Microsoft Windows, Paint Shop Pro, ImageMagick.
HSV
HSV é a abreviatura para o sistema de cores formadas pelas componentes hue (matiz), saturation(saturação) e value (valor). O HSV também é conhecido como HSB (hue, saturation e brightness — matiz, saturação e brilho, respectivamente). Esse sistema de cores define o espaço de cor conforme descrito abaixo, utilizando seus três parâmetros:
- Matiz (tonalidade): Verifica o tipo de cor, abrangendo todas as cores do espectro, desde overmelho até o violeta, mais o magenta. Atinge valores de 0 a 360, mas para algumas aplicações, esse valor é normalizado de 0 a 100%.
- Saturação: Também chamado de "pureza". Quanto menor esse valor, mais com tom de cinza aparecerá a imagem. Quanto maior o valor, mais "pura" é a imagem. Atinge valores de 0 a 100%.
- Valor (brilho): Define o brilho da cor. Atinge valores de 0 a 100%.
LAB
No início do século xx foram realizadas muitas pesquisas sobre cores no sentido de se chegar a um modelo que seria utilizado de acordo com a tecnologia da época.
Em 1931, o trabalho realizado pela La Commision Internationale de L’Eclairage ( CIE ), definiu um modelo de cor baseado na maneira como o olho humano percebe as cores.
Em 1976, esse modelo de cores foi refinado para proporcionar cores consistentes, independentes das características de qualquer componente de hardware. Em alguns programas como o Fhotoshop, por exemplo, esse modelo é utilizado para converter um modelo de cor para outro. Assim, quando ele converte de RGB para CMYK, primeiro ele converte para LAB e, então, de LAB para CMYK.
RGB
RGB é a abreviatura do sistema de cores aditivas formado por Vermelho (Red), Verde (Green) eAzul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, "datashows", scanners e câmeras digitais, assim como na fotografia tradicional. Em contraposição, impressoras utilizam o modelo CMYKde cores subtrativas.
O modelo de cores RGB é baseado na teoria de visão colorida tricromática, deYoung-Helmholtz, e no triângulo de cores de Maxwell. O uso do modelo RGB como padrão para apresentação de cores na Internet tem suas raízes nos padrões de cores de televisõesRCA de 1953 e no uso do padrão RGB nas câmeras Land/Polaroid, pós Edwin Land.
RYB
RYB (Red, Yellow, Blue = Vermelho, Amarelo, Azul) é um modelo histórico de síntese subtrativa de cor, estabelecido por Leonardo da Vinci em sua teoria das cores. Atualmente, sabe-se que este modelo é cientificamente incorreto, mas ainda assim é bastante utilizado em artes plásticas. Neste modelo, as cores primárias são o azul, o amarelo e o vermelho, com as respectivas complementares secundárias laranja, púrpura e verde. Atualmente, contudo, considera-se o CMYK como o melhor modelo subtrativo, capaz de representar todas as cores perceptíveis pelo olho humano. O RYB historicamente era usado no lugar do CMYK porque eram muito raros os pigmentos naturais de cor ciano e magenta, daí serem substituídos, respectivamente, pelo azul e pelo vermelho.
Sem comentários:
Enviar um comentário